top of page

Minhas recomendações de jogos de estratégia

  • Foto do escritor: Pedro Lopes
    Pedro Lopes
  • 13 de dez. de 2021
  • 9 min de leitura


Passei uma parte da minha pré-adolescência jogando magic the gathering e pokémon tcg na escola ao invés de jogar futebol ou coisa do tipo (não me orgulho disso), e no meio do caminho eu e meus amigos descobrimos o heroclix, um jogo de estratégia em turnos com mapas e bonequinhos da marvel, dc e outras empresas de entretenimento. O jogo tinha uma complexidade até que grande pra umas crianças de 13 anos aprenderem a jogar, mas o que a força de vontade não faz, né?



E agora com 19 anos eu senti vontade de jogar jogos de estratégia que me lembrassem o heroclix, e nesse processo eu descobri vários TBS (turn based strategy/estrátegia baseada em turnos) e nesse texto vou recomendar 5 deles, caso você também esteja com vontade de jogar um jogo nesse estilo.





1. Série Fire Emblem

Fire Emblem é um série de jogos de estratégia com turnos da nintendo que começou sua história no NES e continua até hoje no nintendo switch. O primeiro que eu joguei foi o Fire Emblem (sim, sem subtítulo) pro GBA, eu já conhecia um pouco a ideia mas confesso que não prestei tanta atenção na história.

A gameplay de Fire Emblem é simples, você anda por mapas com suas tropas e normalmente com 1 personagem "principal" com habilidades exclusivas. A batalha do jogo segue em um estilo parecido com pokemons clássicos, onde sempre que você se ataca um inimigo ou é atacado você entra em um campo de batalha onde é possível ver a luta mais de perto. O jogo também conta com sistemas de vantagens, baseado nas armas dos personagens e além desses detalhes também tem morte permanente, quando um personagem morre ele deixa de te acompanhar nas outras batalhas. Em cada fase você tem um objetivo, que as vezes podem ser resgatar aliados, outras derrotar as tropas inimigas e por aí vai. A historia do jogo é interessante e bem trabalhada, principalmente nos jogos mais recentes, contando com cgs animadas e etc. A franquia segue sempre na mesma ideia, em exceção do Fire Emblem Warriors que é um hack and slash inspirado em dynasty warriors. O jogo não tem uma complexidade de gameplay tão grande comparados a outros desse gênero, mas ainda assim é um grande jogo de estratégia, principalmente pra iniciantes nesse estilo.


2. Série XCOM


XCOM é uma serie de jogos de estratégia em turnos que se iniciou em 1993, mas irei recomendar os 3 que eu joguei e recomendo, sendo eles o XCOM Enemy Unknown, XCOM 2 e XCOM Chimera Squad, em sua respectiva ordem. Lembrando que por serem continuações diretas um dos outros, terá spoilers nos textos.


XCOM ENEMY UNKNOWN



XCOM Enemy Unknown foi o primeiro da trilogia nova, sendo um remake do jogo de 1994, com algumas mudanças do original. A grande nova mudança em gameplay que XCOM trás é um combate tático em turnos de tiro, com covers e chances de acerto com porcentagem, com direito a mecânicas de recarregar arma, vigiar um local e etc. Você controla um esquadrão de soldados treinados para defender a terra das invasões alienígenas. Você pode customizar seus soldados da forma que bem entender, porém as classes deles são adquiridas aleatoriamente, por exemplo, você recruta um soldado e ele chega nivel 1, sem classe, a partir do nível 2 ele desenvolve sua classe que pode ser Assault, Heavy, Support e Sniper e uma exclusiva da DLC que é a MEC Trooper. Cada classe muda a forma de se planejar pra fazer uma missão. Porém quando um soldado morre, ele morre pra sempre, o jogo contém sistemas de save mas uma grande parte da mecânica do jogo vem com as mortes dos soldados, que fazem com que o jogador comece a tomar outras formas de tentar fazer as missões para que nenhum soldado morra em missão. As missões são diversas e vão desde resgatar um prisioneiro a invadir um território tomado pelos aliens. Além das missões também é necessário saber cuidar da base e gerenciar os recursos da mesma. O jogo também contém com uma história que tem seu valor, mas pode ser facilmente esquecida, com cenas pouco memoráveis e afins. O primeiro jogo é uma boa porta de entrada pra série XCOM por mais que as vezes as partes de gerenciar os recursos seja desnecessariamente confuso e chato.


XCOM 2


XCOM 2 é a continuação direta do primeiro jogo, que melhora em diversos aspectos o que o primeiro jogo já fazia tão bem. A história do mesmo se passa depois dos acontecimentos do primeiro, onde os aliens conseguem tomar controle da terra e agora a XCOM não defende mais e sim ataca, tentando tomar o controle de volta dos locais. Essa mudança além de narrativa também altera a gameplay, no inicio das missões seus soldados sempre estão escondidos tentando invadir a área e agora nas missões é comum ter mais civis na cidade, considerando que a terra agora divide o espaço com os aliens. A morte permanente continua no segundo jogo, mas agora as classes estão diferentes do primeiro, sendo elas Ranger, Grenadier, Specialist, Sharpshooter, Psi Operative e caso possua as dlcs, tem 4 classes a mais: SPARK, Reaper, Skirmisher e Templar. Assim como no primeiro as classes modificam completamente a forma de se jogar e entrar em uma missão. A variedade de missões continuam no segundo jogo, porém aqui as dlcs trazem missões novas bem mais interessantes e complexas narrativamente do que no primeiro jogo. A história do jogo recebeu mais foco no segundo, com cutscenes bem longas e diálogos constantes. O jogo é uma evolução completa, ainda mais considerando que foi lançado em gerações de consoles diferentes, o primeiro saiu para xbox 360 e ps3 e o segundo para xbox one e ps4, isso fez com que a parte gráfica do jogo melhorasse bastante. O único defeito, e que pessoalmente me incomoda bastante são as missões no mapa, que constantemente fica aparecendo missões que precisam ser feitas c urgência e acaba cortando bastante o ritmo de gameplay que o jogo te coloca.


XCOM Chimera Squad

XCOM Chimera Squad é um stand-alone da série XCOM. Ele se passa alguns anos após os acontecimentos de XCOM 2: War of the Chosen, logo de cara é perceptível o quão colorido e diferente ele é de seus antecessores. Diferente dos outros da série, Chimera Squad é mais carismático e não se leva tão a sério, sendo uma ótima porta de entrada na franquia XCOM, mesmo ele sendo até então o ultimo da série. Chimera Squad tem um elenco pronto de personagens, com suas próprias habilidades e características e que não podem morrer em missão. Quando algum personagem morre a missão falha e o jogador tem de recomeçar a missão novamente ou começar a partir do ultimo checkpoint, além da retirada da morte permanente, o jogo conta com um sistema de turnos mais parecido com o de Battle Chasers, onde algumas ações podem ser feitas antes ou depois do turno do inimigo. Outra mudança em Chimera Squad é o sistema de breach, que é basicamente uma forma de invadir um território, sendo quebrando as janelas do telhado, ou esmurrando alguma porta. Por ser um stand-alone o jogo conta com uma história menor e mais contida que nos outros jogos. Mesmo sendo o último, Chimera Squad é provavelmente o melhor ponto de partida para a série XCOM.


3. Gears Tatics

Gears Tatics é um jogo no mesmo universo de Gears of War, a aclamada série de tiro em terceira pessoa da microsoft. O jogo se passa 12 anos antes dos acontecimentos de Gears of War sendo, até então, o primeiro da cronologia. O jogo tem uma gameplay próxima a de XCOM porém um pouco mais solto, por exemplo, o personagem no primeiro nível pode dar 3 tiros caso não se movimente, e mesmo que se movimente ele ainda assim pode fazer mais ações que nos outros jogos citados. Porém ele tem uma parte que pra mim é interessante, mas pra alguns jogadores pode não ser, que é a falta do gerenciamento da base, você migra de uma missão pra outra podendo customizar as armas e os equipamentos do seu personagem, mas isso não quebra tanto o ritmo como em XCOM até porque em Gears Tatics é opcional fazer essas customizações. A parte narrativa do jogo ganha um destaque bem grande, tendo uma história bem densa, com personagens interessantes. Como o jogo se passa antes dos acontecimentos dos outro, você não precisa ter jogado qualquer outro Gears pra entender a história desse, mas se jogar, você vai encontrar alguns personagens com mesmos sobrenomes e outras referências. O jogo é interessante mas o valor dele desanima um pouco, atualmente ele está sendo vendo por R$ 199,00 na steam, porém está presente no catálogo do xbox gamepass.


4. Wasteland 3

De todos mencionados aqui Wasteland 3 é de longe o com maior complexidade. O jogo faz parte de uma série de 3 jogos, mas o jogo explica bem a sua história e não é necessariamente jogar os outros 2 para entender o terceiro. A história do jogo é seu grande foco, com uma narrativa densa e muitas vezes com escolhas que podem definir o futuro do jogo. Diálogos constantes marcam a gameplay, talvez até mais que as mecânicas de batalha, diferente dos outros dessa lista. Não irei me aprofundar muito na parte narrativa pra não estender muito o texto, mas resumidamente você está em um mundo pós-apocalíptico e seu objetivo é salvar Arizona em uma guerra armada e patriarcal. Desde o início você pode escolher a sua forma preferida de jogar, escolhendo qual será a classe do seu par sendo elas Survivalist, Vigilante, Medic, Hood e Mechanic. Na aba de seleção de classes o jogo mostra quais os atributos bases de cada uma e as habilidades ativas e passivas. No jogo você cria um par de personagens que caso esteja jogando sozinho você controlará os dois e se estiver jogando online cada jogador controlará um personagem. A gameplay é também em turnos, com sistemas de pontos de ação, chances de acertos e cover, além disso o jogo contém alguns elementos de survival e crafting. Diferente dos outros jogos citados, esse divide espaço com partes de ação e diálogos, as vezes os dois no mesmo momento, então se você é mais adepto aquele sistema de várias missões de batalha talvez não seja um jogo pra você. O jogo também conta com multiplayer online, que é uma ótima adição pro fator replay do jogo. Wasteland 3 é uma união perfeita entre fallout e XCOM.


5. Shadow Tatics: Blades of the Shogun


Talvez dos que eu mencionei aqui Shadow Tatics seja o jogo mais diferente de todos mecanicamente. Shadow Tatics não é baseado em turnos mas acredito que ele caiba como recomendação. No jogo é possível jogar com 5 personagens, sendo eles Hayato, Mugen, Yuki, Aikon e Takuma, assim como em XCOM, cada personagens tem suas características próprias e formas de jogar, além disso é possível jogar com mais de um personagem por missão. No inicio só é possível jogar com Hayato, mas no decorrer do jogo vai se desbloqueando outros personagens. Por Shadow Tatics não ser em turno, os inimigos e seu personagem tem movimentos próprios, que são independentes de estarem ou não na vez deles de agir. O jogo te orienta a jogar de forma furtiva, visto que seu personagem morre extremamente rápido pra vários inimigos, para que o stealth do jogo funcione ele proporciona telhados, arbustos e locais para se esconder ou esconder o corpo de um inimigo, por exemplo. Diferente dos jogos mencionados antes ele te dá um sandbox maior para você manipular, podendo fazer uma missão de varias maneiras diferentes, muitas vezes até de forma não letal. A historia do jogo é interessante mas o jogo brilha mais nas mecânicas e formas em que você pode fazer as missões. Shadow tatics não é do mesmo tipo dos jogos citados acima, mas provavelmente se você gosta dos outros jogos provavelmente você vai gostar desse também.



Menções Honrosas e lançamentos


Wargroove

Wargroove tanta recriar os Fire Emblems clássicos, com uma pixel art belíssima em full hd. A gameplay é praticamente a de Fire Emblem, porém com um estilo de pixel art bem mais moderno e personagens mais carismáticos, como o Caesar que é um cachorro de armadura super fofo.




Steamworld Heist

Dos mesmos criadores de Steamworld Dig 1 e 2, Steamworld Heist se passa no mesmo universos dos outros Steamworld, mas nesse você é um robô armado ate os dentes tentando saquear umas mercadorias. O jogo adota uma gameplay tática em turnos c covers mas em 2d e com a possibilidade do próprio jogador mirar c a arma.



Marvel Midnight Suns


Marvel Midnight Suns é dos mesmos criadores da série XCOM, e traz as mesmas mecânicas dos mesmos, porém com personagens da Marvel e está previsto para lançar em março de 2022.







Metal Slug Tatics


Metal Slug Tatics é um jogo do universo da clássica série de jogos 2d de tiro Metal Slug. O jogo adota um visual em pixel art como o clássico porém isométrico e funcionará em turnos. Está previsto para 2022.



Conclusão


Essas foram minhas recomendações sobre um gênero de jogo que eu gosto bastante. Assim como minha outro texto, esse é um teste de um projeto que eu quero tentar tocar pra frente melhor. Deixo aqui minhas recomendações para alguns criadores de conteúdo que eu acompanho e confio, sendo eles o @nautiluslink, @jogabilidade e @overloadrBR. Vou deixar aqui links de algumas gameplays dos jogos que eu mencionei na mesma ordem do texto, visto que não foquei tanto em gifs e imagens.

コメント


  • Twitter

©2022 por New Wave. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page